Arquitetura e o Metaverso

A arquitetura é uma das artes mais antigas do mundo. Seus primeiros registros datam de pelo menos anos antes de Cristo. De lá para cá, a arquitetura evoluiu e se adaptou a diversas culturas e circunstâncias. O advento da computação gráfica tem permitido que os arquitetos explorem novas possibilidades de criação, integrando a realidade virtual ao seus processos criativos. Hoje a arquitetura está intimamente ligada ao mundo digital e à construção de metaverso. 

Metaverso aplicado a arquitetura

Antes de falar sobre metaverso, é preciso explicar o que é esse termo. Metaverso é um termo composto pelas palavras “meta”, que significa além, e “verso”, que significa mundo. Em outras palavras, metaverso é um mundo além do nosso mundo. Esse mundo é construído a partir de um universo simbólico, no qual os usuários podem interagir livremente.

CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou no fim de 2021 que um dos primeiros passos para concretizar o metaverso será criar extensões do mundo físico com  ambientes preparados para o virtual. Uma das iniciativas citadas são lojas que comercializem dispositivos de Realidade Virtual e introduzam as pessoas ao metaverso, iniciando uma transição entre essas duas realidades.

Recursos como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada, criam espaços em que os dois mundos se conectam, é uma forma de proporcionar experiências imersivas e cativantes para os clientes. Com o metaverso as possibilidades são ainda maiores, arquitetos podem testar rapidamente e facilmente suas ideias, e logo receber feedbacks dos usuários sobre o projeto.

No mundo da arquitetura, o metaverso é um termo que designa um ambiente de simulação 3D, que pode ser utilizado para estudar projetos de edifícios e espaços. Esse ambiente permite que os arquitetos criem uma réplica virtual da realidade, e a partir daí, realizem testes e analisem os resultados para melhorias contínuas e crescimento do negócio. É possível alterar as características de um determinado ambiente, como a iluminação, a temperatura e a climatização. Isso permite a geração de propostas comerciais mais precisas e elaboradas para os clientes. 

A arquitetura virtual nem sempre reflete fielmente a realidade. Neste sentido, o metaverso pode ser considerado um espaço exclusivo de experimentação. Isso significa que a arquitetura pode ser construída de forma diferente no metaverso, explorando novas possibilidades, ideias e eliminando ainda mais erros em projetos antes de construí-los na realidade

Diversas empresas já estão utilizando o metaverso para projetar seus produtos. A Tesla, por exemplo, desenvolveu um metaverso específico para testar seus veículos elétricos. Nessa simulação, é possível visualizar diversos tipos de ambientes, como estradas, cidades e desertos.

O metaverso também pode ser uma forma de treinar funcionários e testar novos produtos. Por exemplo, um fabricante de móveis pode utilizar o metaverso para simular a colocação de um móvel em um ambiente real e avaliar a sua ergonomia. Atualmente, o metaverso também está sendo utilizado para projetar edifícios inteligentes. Nesses edifícios, os arquitetos estão explorando a utilização de tecnologias como a energia solar e a geotermia. Também é possível tornar cada vez mais factível a colaboração de várias pessoas ao mesmo tempo em um projeto. Isso permite que várias opiniões sejam consideradas no desenvolvimento.

Como em todos os ambientes virtuais, é importante ter cuidado para não confundir com a realidade. É necessário ter em mente que o metaverso é apenas um ambiente de criação, e que os projetos criados ali devem ser adequados à realidade.

Essa evolução está abrindo novas possibilidades para o futuro com projetos cada vez mais sofisticados, inovadores e será cada vez mais importante nos próximos anos. A ideia principal é o arquiteto use o mesmo software do mundo real. Dessa forma, os usuários podem experimentar diferentes tipos de arquitetura, e até mesmo interagir com ela.

 

Como criar projetos de arquitetura no metaverso?

Para criar um projeto de arquitetura no metaverso, é necessário ter um ambiente de criação e um programa de desenho 3D.

O ambiente de criação é um espaço virtual onde é possível desenhar e modelar os projetos. O programa de desenho é um software que permite criar modelos de objetos. Existem vários programas de desenho 3D, o mais popular é o AutoCAD e um dos mais completos e tecnológico é o REVIT.

Para criar um projeto de arquitetura no metaverso continua sendo necessário o conhecimento sobre os fundamentos da arquitetura. Além disso, é importante ter experiência com os programas utilizados.

Leia outros conteúdos em nosso blog e aprenda sobre marketing, vendas e gestão para o crescimento do seu escritório.