Marketing na arquitetura | A importância para os resultados de arquitetos e designer de interiores
As pessoas estão sempre online, buscando informações, pesquisando empresas e conteúdos, e esse já é um fato extremamente importante para estudar e estruturar o seu marketing digital. Existem muitos arquitetos que já estão criando e colocando em prática estratégias de Marketing Digital e Vendas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, 93% dos processos de compra começam com uma busca online, 94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos. Muitos arquitetos ganham clientes por meio de indicações, e essa é uma ótima estratégia de prospecção. Mas nem sempre esse é o melhor/único cenário para o crescimento. Se você consegue clientes por meio de indicações, saiba que acreditando e também trabalhando o digital, você pode ir mais longe!
É fácil entender a importância do marketing e do digital, principalmente quando decide empreender, o difícil é a prática, e por isso, muitos arquitetos desistem ou deixam essa frente para depois. Sabemos que o arquiteto tem diversos deveres dentro de um negócio, principalmente quando está estruturando o seu próprio escritório, em muitos casos é uma única pessoa para aprender e cuidar de tudo, mas o nosso objetivo é deixar claro que marketing e as vendas são essenciais, e que você não vai se arrepender de ter se esforçado e dividido o seu tempo em aprender e desenvolver estratégias. O Marketing deve ser uma das prioridades do arquiteto. Um arquiteto que já entendeu e possui um marketing bem estruturado, que produz conteúdos, que estuda sobre sites estratégicos, que aprende sobre vendas, que sabe divulgar o seu trabalho nas redes sociais, está a frente no mercado de arquitetura. Por que o Marketing é tão importante para os RESULTADOS de um arquiteto
- Atrai clientes com maior facilidade
Ao estudar e elaborar estratégias de marketing, o arquiteto consegue atrair novos olhares e consequentemente clientes com maior facilidade e custo menor, afinal, você não precisa pagar por publicidades de arquitetos renomados, nem mesmo depender apenas de indicações. O investimento em marketing na arquitetura é entender que sua especialização, seu portfólio, sua marca, poderá ser encontrada, agradar e atrair potenciais clientes mais rápido e de formas mais acessíveis. 2. Gera envolvimento com seu público alvo A internet facilitou o engajamento com seu público alvo, uma vez que se torna mais fácil direcionar os conteúdos e portfólios para pessoas que têm interesse em seu produto/serviço. Por meio das estratégias online, você pode realizar pesquisas, entender mais sobre as necessidades, comportamentos e interesses das pessoas ,criar estratégias para conversar com aqueles que podem ser clientes e com aqueles que se identificam com você, com a sua marca. A comunicação online se torna escalável, ou seja, você pode atingir um número alto de pessoas interessadas ao mesmo tempo. 3.Desenvolve autoridades no mercado Ter presença online gera autoridade a sua marca. Claro que apenas estar online não torna você autoridade, existem diversos elementos importantes para criar uma estratégia digital para arquitetos, mas, ao aplicar estratégias, com muito trabalho e tempo, a sua marca será reconhecida, você vai se tornando referência e autoridade. 4. Qualquer ação pode ser segmentada Já falamos neste sobre o marketing digital para arquitetos possibilitar conversas com o nosso público alvo, mas, indo mais fundo, o marketing digital possibilita conversarmos com a nossa PERSONA, e realizar ações totalmente segmentadas, atingindo exatamente os desejos e necessidades dela naquele exato momento. Estamos falando de uma estratégia de marketing mais avançada, que será construída com o tempo, mas altamente eficaz. Ações segmentadas geram clientes extremamente qualificados e prontos para realizarem a compra de um determinado produto/serviço. 5. Possibilidade de análises É difícil medir, analisar, o desempenho de uma estratégia de “boca a boca” e por isso o marketing digital se torna ainda mais relevante para o crescimento de um arquiteto. As análises nos ajudam a entender como uma determinada campanha se comportou, ou seja, o quanto as pessoas aceitaram, gostaram e tiveram interesses, o quanto uma estratégia aplicada gera resultados esperados. O marketing digital aplicado na arquitetura pode ser explorado e observado diariamente. Lembre-se dessa dica: toda ação online, deve ter uma reação, caso contrário, há erros na estratégia e/ou realização. Ao utilizar estratégias online voltadas para o seu serviço de arquitetura, você consegue avaliar: pessoas que entraram no seu site, principais ações executadas no seu site, conteúdos mais famosos do blog, quantas visitas teve ao dia em cada rede social, o quanto a sua rede social gera visita em seu site, quantos emails conseguiu adquirir por meio de um ebook ou blog, quais são as idades e gêneros que mais consomem os seus conteúdos, em quais regiões essas pessoas estão, entre outros dados. A sua vida profissional, o seu escritório, pode viver uma revolução ao entender e aplicar o marketing. O mercado de arquitetura está apenas começando a criar estratégias e originar reais oportunidades de vendas, ainda há muito o que ser explorado e muitos resultados obtidos. Viva essa transformação! Primeiros passos para criar uma estratégia digital no mercado de arquitetura e design de interiores:
- Defina seu público alvo
- Defina sua persona e estude sobre ela
- Crie um site estratégico
- Desenvolva conteúdos
- Entenda o básico sobre SEO