Site para arquitetos | Qual a importância e como criar o seu
Para conseguir impactar mais pessoas, gerar engajamento, criar estratégias mais eficazes, fazer análise de dados e comportamentos, aumentar a credibilidade e até mesmo se tornar referência no mercado de arquitetura, é necessário que você tenha presença online.
O site, é nada mais é do que a principal estrutura da sua marca online. Imagine uma rua com diversas lojas, agora adapte esse cenário para o online. As pessoas estão andando pelas ruas, buscando informações, lojas, confiáveis e chamativas para responderem perguntas e resolverem necessidades, as pessoas estão no Google e você também precisa estar. O seu site é a sua loja! Um arquiteto que não possui um site, uma estratégia digital, tende a depender muito de indicações e esse nem sempre é o melhor/único cenário para o crescimento.
Por quê o arquiteto deve ter um site?
É normal pessoas perguntarem qual é seu site.. O site gera credibilidade e confiança para os clientes e parceiros, ou seja, antes de fechar negócio com você, é possível que ele queira ver a sua estrutura online, o seu portfólio, informações sobre você e sua empresa. O Google é o maior site de busca do mundo, e ter o seu site nele é um dos primeiros geradores de confiança. Pelo site também é possível saber quais são os serviços que você oferece, quais são os benefícios em trabalhar com você e até mesmo, quais foram os clientes que confiaram em sua marca.
Você, arquiteto, precisa ser visto, não estando online, você acaba perdendo infinitas possibilidades de negócios. Estudos mostram que uma Empresa que não tem presença digital alcança em média apenas 10% do público que ela alcançaria com a Internet.
Através de um site, a empresa também pode gerar relacionamento com o cliente, estruturando um blog e quem sabe até mesmo uma área de perguntas e respostas.
É importante deixar claro que toda estratégia digital, campanhas pagas, vídeos, conteúdos por meio das redes sociais, precisam levar o cliente para algum lugar caso ele queira saber mais sobre você e entender melhor o seu negócio, e esse lugar é O SITE.
PASSO A PASSO PARA CRIAR O SEU PRÓPRIO SITE DE ARQUITETURA:
- Defina e compre um domínio
Um domínio é o conjunto de caracteres que você coloca no navegador para encontrar um determinado site. É um ponto de referência para que as pessoas encontrem o seu site na internet, ex: archaholic.com.br, ou seja, é absurdamente importante. Defina um nome para o seu escritório ou utilize o seu próprio nome para registrar o seu domínio. Nós indicamos o Registro.br para adquirir o seu, além de ser um domínio mais acessível, ele possui também terminações específicas para o mercado de arquitetura, o seu domínio será: o seu nome..arq.br ou o seu nome.com.br.
2. Escolha uma hospedagem
Você precisa definir em qual empresa irá hospedar o seu site. Nossa dica inicial é: definir qual será o tamanho do seu site. Essa informação vai dizer muito sobre a hospedagem que deve escolher. O seu site precisa funcionar bem,ter uma boa velocidade de carregamento , ter o armazenamento necessário disponível, ter dados seguros…Estude sobre essas questões, não defina uma hospedagem apenas pelos valores porque isso pode te prejudicar muito! Imagina essa situação: você clica em um site e ele não abre, é irritante, certo? Esse site não pode ser seu!
Antes de definir a melhor hospedagem, veja como funciona o suporte ao cliente, formas de pagamentos e o sistema de gerenciamento do conteúdo, ou seja, escolha a hospedagem que seja intuitiva, que facilite o processo no momento da construção e atualizações.
Algumas hospedagens intuitivas são: RedeHost, KingHost, GoDaddy, Hostgator, Wix e Rock Stage. Uma dica que sempre damos aos arquitetos quando definirem uma hospedagem é: tenha certeza que saberá mexer. Você precisará criar um Layout, gerenciar o SEO, tornar o site seguro… Caso você não tenha tanta experiência no começo, prefira editores fáceis, porém, confiáveis.
3. Escolha um Template
Ferramentas intuitivas normalmente oferecem estruturas pré montadas. O próximo tópico irá ensinar a montar uma estrutura estratégica, mas você pode utilizar um template tendo elementos de design que se relacionam com a sua marca. É importante escolher um bom template, porque ele também pré organiza rodapé, menu, modelos de imagens, botões e textos.
O Design do seu site é importante, afinal, ele representa a primeira impressão que uma oportunidade de venda terá a respeito de você. Um site bonito e com informações claras faz toda a diferença.
4. Monte uma estrutura estratégica (conversão)
Muitos arquitetos se enganam pensando que um site existe apenas para mostrar portfólio. Porém, pensando de forma inteligente, o site é a base para uma boa estratégia online (Inbound Marketing). Dessa forma, não crie um site apenas por criar, ou para ser bonito, aprenda a criar um site estratégico.
Home
Comece pela Home. Quando entramos em um site, queremos entender, em questão de segundos, do que se trata, quais são os serviços, quais são os processos, quem faz e como entrar em contato. Basicamente, quando entramos em um site queremos saber se ali conseguimos, com facilidade, resolver um problema em questão.
Crie uma home simples e objetiva. Não esqueça de inserir, além das informações já citadas, quais são os benefícios em contratar você e feedbacks de já clientes, isso gera autoridade.
No decorrer do site, insira botões com CTAs (Call to Action), incentivando o visitante o tempo todo a realizar uma ação, entrar em contato com você para resolver uma dor específica, exemplo: clique aqui e converse com a gente para projetar o seu apartamento.
Sobre você
Tenha uma página humanizada falando sobre você, sobre parceiros e equipe. Esse é o espaço para contar uma história, os seus objetivos e valores.
Essa página é importante para eliminar qualquer receio, por parte dos visitantes, de entrar em contato com você. Quando uma pessoa não tem nenhuma referência sobre você e busca no Google uma resposta para resolver um problema, ela precisa por meio do site, ter a confiança necessária para entrar em contato. Mais do que isso, ela precisa ter vontade de conversar com você, então, deixe essa página autêntica e gostosa de ler.
Portfólio
Não tem muito segredo na página portfólio. Caso o seu escritório já tenha projetos finalizados, insira, de forma organizada, em uma aba do site. Alguns arquitetos colocam uma breve descrição em cada pasta de projeto/serviço realizado. Não é uma regra, mas pode ser uma ideia bem legal para mostrar singularidades.
Caso você não tenha projetos/serviços finalizados, você pode criar exemplos ou utilizar imagens de referências para ressaltar aos visitantes um pouco mais sobre seu estilo e formas de trabalho.
Contato
Já falamos sobre os botões com Call to Actions durante o site. Esses botões podem levar o visitante até a página contato, onde ele poderá ter a opção de: preencher um formulário, fazer uma ligação, enviar um email direto ou enviar uma mensagem por Whatsapp. O objetivo é oferecer diferentes opções de relacionamento e mais uma vez, incentivar uma ação.
Observação: verifique, pelo menos uma vez por semana, se os botões e formulários do seu site estão funcionando.
Landing Pages de serviços
Para tornar o digital da sua empresa mais eficaz, após criar toda a estrutura base do seu site, você pode criar landing pages específicas, explicando cada um dos serviços oferecidos por você de forma detalhada.
Criar Landing Pages específicas é uma forma de conversar com o visitante sobre uma dor e apresentar os benefícios e diferenciais em escolher você para ajudá-lo a resolver. O maior objetivo é fazê-lo entrar em contato, então, mais do que nunca, insira CTAs, escreva textos claros, use imagens estratégicas, tenha um bom design e seja direto.
5. Cuide da versão Mobile
O Mobile de um site é a sua versão otimizada, conhecido também como um site responsivo, ou seja, adaptado para dispositivos móveis. Um site que se adapta automaticamente ao tamanho da tela do usuário é extremamente importante para sua marca. Um dos maiores tráfegos de um site, vem da versão Mobile.
Estudos realizados pelo Google definem que as pessoas que entram em um site pelo Mobile, tendem a entrar novamente pela mesma versão.
6. Aprenda o básico de SEO
SEO (Search Engine Optimizatio), é nada mais do que a otimização do seu site para mecanismos de buscas. O objetivo da otimização é tornar o seu site visível/encontrado.
Você deseja que seu site seja encontrado no Google?
Ele pode ser encontrado de duas formas: orgânica e paga.
O SEO é uma das formas de tornar o seu site visível de forma orgânica
Na primeira página do Google encontramos os links mais visualizados e clicados. De acordo com pesquisas 75% dos usuários nunca passam da primeira página do resultado de busca.
Com o SEO bem estruturado você ganha autoridade no mercado, recebe mais visitas e aumenta as chances de obter mais oportunidades de vendas.
Uma dica que sempre damos aos arquitetos: antes de iniciar qualquer tipo de campanha paga, estruture parte orgânica do seu site.
7. Compartilhe conteúdos
Muitos arquitetos questionam a importância de um Blog.
O blog nada mais é do que conteúdos sobre determinados assuntos concentrados em uma página. Criar conteúdos sobre seus serviços que agrega valor para a sua marca e seu público alvo é uma forma de gerar crescimento para o seu negócio com baixo custo. Um blog aumenta a visibilidade do site, garante um relacionamento maior com seus seguidores, é uma fonte de novas conexões e parcerias, produz credibilidade e gera novas oportunidades de vendas.
Claro que todos esses benefícios vêm com o tempo e bastante trabalho. De acordo com a pesquisa Content Trends de 2016 pessoas que utilizam essa prática crescem em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.