Empreender na Arquitetura |  6 dicas para começar acertando 

O mercado de arquitetura abre um leque de oportunidades em relação ao empreendedorismo, principalmente, por apresentar vagas (CLT) com ideias mais fechadas e poucas oportunidades de crescimento. A questão é, há, sim, espaço no mercado de arquitetura para novos empreendedores, porém, apresenta ampla concorrência. 

Tivemos acesso a diversos arquitetos que decidiram empreender por diversas questões, e podemos dizer que 90% deles apresentam as mesmas dúvidas e dificuldades em relação a gerenciar um negócio. 

Empreender não é uma tarefa fácil, existem diversos benefícios, porém, desafios gigantes! Na faculdade, mesmo com muito estudo, o arquiteto não é preparado para empreender ou gerenciar o próprio negócio, então se você deseja de fato, abrir esse leque de oportunidades e agregar resultados a sua ideia, a sua marca, você precisa conhecer e estudar algumas questões primordiais, além das técnicas de arquitetura em si.  

Aumentando a quantidade de arquitetos que decidem empreender, encontramos diversos conteúdos na internet a respeito, mas separamos algumas dicas diferentes e de extrema importância, ações que não podem faltar para que você se torne de fato mais do que um arquiteto que resolveu empreender, para que comece a se tornar um empresário, um bom gerenciador, um administrador e acima de tudo, um arquiteto de sucesso. 

Claro que as dicas a seguir não são suficientes para que tenha sucesso, mas, são essenciais para que comece da maneira certa, com planejamento, disciplina, e consequentemente, obtendo  conquistas no dia a dia. 

  1. Busque uma especialização 

Não seja mais do mesmo, arquiteto que faz projetos comerciais, residenciais e fim. O mercado está exigindo cada vez mais profissionais especializados em uma determina área, que oferece um produto/serviço para um determinado público, que trabalhe com benefícios ao cliente e inovações. Especialização não significa perder clientes e sim ganhar mais, além da credibilidade no mercado. Clientes estão dispostos a pagar mais para terem profissionais que oferecem menos riscos e diferenciais, e além disso, você pode conseguir parceiros também especializados para agregar a sua marca, até mesmo, para oferecer serviços a outros arquitetos que precisam de conhecimentos especializados em determinados projetos.  

São diversas áreas de especialização que um arquiteto pode seguir, então estude mais sobre o assunto para definir uma especialização e um público alvo. Isso não significa que no começo você não pode ganhar dinheiro oferecendo serviços para diversos públicos, mas com o tempo, a especialização te fará crescer em um nicho de mercado e consequentemente, conquistar muitos novos projetos.  

       2. Saiba quem é sua Persona e crie estratégias para conquistá-la  

Persona, nada mais é, do que a representação do seu cliente ideal, ou seja, a pessoa que te fato precisa do seu serviço, está no momento certo e pode pagar por ele. Imagine essa pessoa, esse cliente ideal para sua especialização, para o serviço que você oferece, pois é, agora o seu desafio é criar a sua empresa, começar o seu negócio pensando nessa pessoa. Pense assim: O que essa pessoa precisa neste momento? O que eu vou oferecer/vender ? Como posso agregar valor para essa pessoa ? Qual valor ela está disposta a pagar por esse determinado serviço

A estratégia de Persona, te ajuda a definir os serviços oferecidos, os valores, prazos, como será oferecido, qual será a estratégia de marketing/vendas, o planejamento financeiro da sua empresa e qual será a operação para uma entrega de excelência. Não comece o seu negócio sem definir a sua Persona! 

       3. Elabore o seu  Modelo de Negócio

O Modelo de negócio tem como objetivo dar uma forma ao seu negócio, um documento que tornará possível ver quais ações devem ser tomadas: estratégias e execuções. Quando você não tem um Modelo de Negócio, possivelmente não consegue enxergar de forma clara o valor que será entregue ao seu cliente. A estrutura da sua empresa e a forma como executa os serviços, devem ser descritas em um Modelo de Negócio. 

Você precisa ter uma visão macro mais prática dos seus processo e entregas para criar estratégias eficazes, entendendo quais são as formas mais lucrativas de fazer e entregar os seus serviços. 

Alex Osterwalder e Yves Pigneur entregaram uma visão revolucionária sobre o Modelo de Negócios no livro: Business Model Generation. Com ele surgiu o modelo CANVAS (Business Model Canvas). Um quadro que representa as etapas do Modelo de Negócios que todo empreendedor deve preencher. Nele, você encontra a própria ilustração com as perguntas que devem ser respondidas em cada etapa, facilitando o processo. 

Leia agora, a ordem que as informações devem ser preenchidas e o que significa cada etapa: 

Segmento de Mercado (Clientes) 

Preencha a etapa mostrando qual é o seu nicho de mercado (sua Persona). Escreva sobre ela para que você não esqueça dessa pessoa, afinal, as estratégias da sua empresa, e todas as demais etapas, devem ser preenchidas pensando nela. Acredite, todas as etapas se tornam mais simples, quando você identifica PARA QUEM.  Não tenha muitas Personas no começo, busque a Persona ideal de acordo com a sua especialização. O centro do seu planejamento é o alvo (Persona) que deseja atingir. 

Proposta de Valor 

Essa etapa é fundamental, é onde você, arquiteto, vai escrever o que será entregue ao seu cliente, o que você pode entregar a mais, quais são os seus principais serviços e qual é o valor desses serviços, ou seja, qual é o seu diferencial. Essa fase deve demonstrar o por quê o cliente deve comprar de você determinado serviço (projeto de arquitetura, acompanhamento, consultoria). Você precisa ter claro, fazendo uma análise dos seus principais concorrentes, o que apenas o seu escritório, apenas você, consegue entregar, seja um diferencial em processo, em software, em especializações, conhecimentos específicos ou em tecnologias utilizadas. 

Canais

Como o seu produto/serviço chegará até o seu cliente. Quando falamos em serviços de arquitetura, precisamos deixar claro como serão entregues ao cliente. 

Relacionamento com clientes 

Na etapa, você define como pretende manter o relacionamento com as oportunidades de vendas e com os  seus já clientes, quais serão os canais de comunicações entre vocês.

Fonte de Receita 

Essa etapa serve para que você consiga identificar tudo o que representa entradas, ou seja, quais são os canais que geram lucro para o seu negócio. Para completar o campo, você pode inserir informações como: as formas que seu cliente poderá te pagar, com base no seu estilo de Persona.  

Recursos Principais 

Agora é o momento que você vai detalhar todos os recursos que serão utilizados para entregar a sua proposta de valor, ou seja, o que é necessário para que a entrega do seu negócio seja a melhor possível. Exemplos de alguns recursos utilizados pelos arquitetos: Notebook, Celular, Softwares de arquitetura,  Softwares de gerenciamento, fornecedores, estagiários… 

Atividades Principais 

Essa etapa é aquela em que você deve descrever todas as atividades que serão realizadas pela sua empresa para resolver os problemas/necessidades dos clientes. 

Parcerias Principais 

Liste todas as parcerias que são necessárias para que o seu negócio funcione ainda melhor (fornecedores, arquitetos complementares, engenheiros). Quando você escolhe parceiros, eles fazem parte da sua entrega e determinam se terá a qualidade que espera, por isso, é importante escolher com calma e alinhar expectativas. 

Estrutura de Custos 

Começando a falar um pouco sobre a parte financeira do seu negócio, a etapa Estrutura de Custos serve para que torne claro quais serão os custos  da sua empresa, ou seja, tudo e quanto você precisará investir para estruturar a sua operação. 

Estruturar os custos é uma das etapas que te ajuda a entender quanto cobrar do seu cliente

Todas as etapas devem ser preenchidas pensando no valor que será entregue ao seu cliente. Com o tempo, as informações inseridas no Canva deverão ser atualizadas conforme o seu Modelo de Negócio. 

Lembre-se, o Modelo de Negócio é focado em diferenciais, inovações, então, é importante que foque em seus diferenciais para de fato gerar valor a sua marca e ter bons resultados financeiros. 

       4. Crie seu Plano de Negócio  

Muitas pessoas até hoje acreditam que Modelo de Negócios e Plano de Negócios são a mesma coisa, mas você precisa entender que são etapas diferentes e complementares. O Plano de Negócio é um documento bem detalhado que possui análises extremamente importantes sobre  o mercado de arquitetura, concorrentes diretos, investimentos, processos, pontos fortes e pontos fracos da sua ideia, contribuindo com a gestão do seu negócio. 

O Modelo de Negócio mostra o “COMO” gerar receita, agregar valor, como serão procesos, entregas e como todas as etapas se relacionam. Já o Plano de Negócios estrutura “O QUÊ” de forma detalhada, estudo sobre custos, receita, estrutura… 

O Plano de Negócios é um planejamento que não necessariamente elimina riscos, mas ajuda você, arquiteto empreendedor, a analisar o negócio de forma mais profunda, eliminando surpresas no meio do caminho. Por meio do Plano, você organiza suas ideias,encontra possíveis caminhos para expansão do negócio a longo prazo, começa a administrar estratégias e facilita a comunicação com clientes, parceiros e fornecedores. 

Parece complicado desenvolver um Plano de Negócios? Fique tranquilo! É bem mais fácil do que parece.  

Com informações de um Ebook do  SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Guia completo sobre Como elaborar um plano de negócios, vamos mostrar alguns passos para você, arquiteto, criar o seu próprio Plano de Negócios:

1º passo: Sumário executivo

São as primeiras informações do plano que precisam conter: 

  • Dados dos empreendedores
  • Resumo dos dados do empreendimento
  • Missão da empresa
  • Setor ou setores de atividade
  • Forma jurídica
  • Enquadramento tributário
  • Capital social
  • Fontes de recursos.

2º passo: Análise de mercado

É a fase onde você precisa pesquisar profundamente o mercado de arquitetura, a concorrência e define como será o seu posicionamento com o seu nicho por meio da sua especialização.

  • Estudo de clientes
  • Análise concorrentes
  • Pesquisa de fornecedores.

3º passo: Plano de marketing

Para realizar um plano de marketing, é necessário que você estude sobre marketing na arquitetura para explorar as possibilidades de divulgação do seu escritório. O Marketing na arquitetura é um assunto que você sempre poderá estudar pelo ArchaHolic, falaremos muito sobre estratégias digitais. Conforme for estudando, preencha e aprimore os campos do seu Plano de Negócios: 

  • Descrição do que a empresa vai vender
  • Preços
  • Estratégias de promoção e divulgação
  • Estrutura para a venda
  • Localização do empreendimento.

4º passo: Plano operacional

Essa etapa é necessária para que você descreva como será executado todo o plano operacional. 

  • Estrutura física
  • Capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço
  • Processos e níveis operacionais
  • Necessidade de recursos humanos.

5º passo: Plano financeiro

A etapa sobre a parte financeira de um novo negócio talvez seja a mais complexa e a qual muitos arquitetos têm medo. Porém, é determinante responder algumas  questões do Plano para entender como será a viabilidade do negócio e as estratégias financeiras: 

  • Investimento total
  • Estimativa de investimentos fixos
  • Capital de giro necessário
  • Estimativa do faturamento mensal
  • Estimativa do custo unitário de matéria-prima
  • Estimativa dos custos de comercialização
  • Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas
  • Estimativa dos custos com mão de obra
  • Demonstrativo de resultados
  • Indicadores de viabilidade
  • Ponto de equilíbrio
  • Lucratividade
  • Rentabilidade
  • Prazo de retorno do investimento.

6º passo: Simulação de cenários

Esta etapa é importante para construir simulações em relação a diferentes situações, a fim de visualizar na prática o que pode acontecer com a empresa em cenários inesperados (como foi o caso da crise em tempos de Covi19) : 

  • Vendas abaixo do esperado
  • Crise econômica
  • Novos concorrentes.

7º passo: Análise estratégica

Para realizar uma análise estratégica de todo o seu plano, você pode utilizar a Análise SWOT. Uma ferramenta para a representação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. A função dela é avaliar o desempenho da sua ideia dando ênfase as forças e possíveis ameaças: 

8º passo:  Avaliação do Plano

Ufa! São muitas etapas, porém, primordiais para começar acertando. Empreender não é uma tarefa fácil e o mercado de arquitetura possui bons profissionais e concorrentes, por isso, para entrar de cabeça nessa jornada, pensar em tudo isso é fundamental. Agora, faça a sua própria revisão e avalie o seu Plano de Negócios. Temos certeza que respondendo todas as questões, ou a maioria, você saberá como se manter e crescer no mercado. 

De posse de todas as informações angariadas nos tópicos anteriores, você terá melhores condições de tomar essa decisão.

 

       5. Tenha estudos constantes sobre : Finanças, Marketing e Vendas  

Quando se está começando um negócio, é normal que tenha muitas dúvidas, mas saiba que você terá um constante aprendizado. Este artigo tem como objetivo te apresentar os principais pontos para começar da maneira certa, evitando dores de cabeça e grandes frustrações. Estude cada um dos pontos atentamente e aos poucos tenha uma especialização, crie sua persona,  crie seu Modelo de Negócio e seu Plano de Negócio. Esses pontos ja são fundamentais para colocar no papel o seu negócio de forma inteligente. O tópico 05, refere-se a estudos que você precisa constantemente para gerenciar as estratégias e  operações do seu escritório. 

O SEBRAE disponibiliza diversos Ebooks sobre finanças para que você, empreendedor e no Blog do ArchaHolic você tem acesso a diversos conteúdos sobre marketing e vendas para estudar e crescer profissionalmente. 

 

       6. Adquira ferramentas de gestão e organização 

Para sua organizar e administrar suas ideias, a sua empresa e suas tarefas, nós indicamos alguns Softwares e ferramentas que farão total diferença. São elas: Gmail, Google Drive, Trello, Wix, Google Analytcs, Agendor, Conta Azul,  Hangouts, Canva e Qwilr.