Persona arquitetura: o que é e como criar a sua 

Você sabe o que é uma persona? Ter uma persona bem definida é extremamente importante para criar qualquer estratégia de marketing e vendas no seu negócio. 

Persona é a representação do seu cliente ideal. É um personagem criado com base em dados , comportamentos, motivações, características demográficas e econômicas,  histórias reais, necessidades e desafios, usado como guia dentro de um escritório de arquitetura. 

A persona não é apenas uma classificação de público alvo, idade ou região, é a compreensão de hábitos de consumo, preferências pessoais e dados que vão muito além de números. Quando pensamos em um cliente ideal estamos falando de uma pessoa que faz parte do nosso público alvo , portanto, vamos a fundo nos estudos sobre ela. A ideia é entender o máximo das dores e sentimentos, ter empatia, se colocar no lugar de uma pessoa, para então, definir serviços, entregas e estratégias de comunicação. 

Nós erramos por acreditar que as pessoas buscam o mesmo que nós, por apenas acreditarmos que nossa ideia é boa, ou por simplesmente copiamos empresas que já estão no mercado. Nós precisamos nos concentrar na persona: o que o seu cliente ideal deseja? Qual é a necessidade real de uma pessoa que a sua marca vai resolver? Por que ele vai escolher você para ajudá-lo a resolver o problema? O que ele espera quando contrata um arquiteto? 

Veja bem, nós podemos esperar algo quando contratamos um arquiteto que é diferente do que você esperaria e é diferente do que sua persona espera. 

Você percebeu que definir e estudar sua persona é importante logo no início do seu negócio? 

Caso você já tenha um escritório de arquitetura ou já esteja atuando, não descarte este conteúdo! Pode ser que você ainda cometa erros em relação a sua persona ou ainda não tenha conseguido atingi-la perfeitamente. Estar sempre focado na persona é criar soluções inovadoras para necessidades reais e com valores e prazos dentro das expectativas. É explorar ao máximo a sua criatividade. 

Se conectar a sua persona será uma atividade frequente para você e sua equipe! (: 

Público alvo e persona são a mesma coisa? 

A resposta é: não. 

É comum haver confusão entre os termos, mas você precisa saber que há diferenças.  

Quando falamos sobre público alvo estamos nos referindo a um determinado grupo de pessoas com características similares. Por exemplo: Homens, mulheres, com idades de 42 a 52 anos, casados, ganhando uma renda média de R$6.000 cada, que pretendem investir em um novo imóvel como mais uma fonte de renda. 

Já persona, é a representação mais clara de uma pessoa que está presente em um público alvo. Por exemplo: Carlos tem 42 anos, trabalha em uma metalúrgica e é casado com a Ana. Carlos está comprando em um apartamento pequeno com seu fundo de garantia, na Zona Leste de São Paulo para alugar e pretende investir até R$9 mil reais em um projeto de arquitetura. Ele está buscando um escritório inovador e que consiga atender o seu time e budged para que sempre tenha interessados e alugue  o mais rápido possível. 

Ficou um pouco mais claro a diferença? 

Público alvo é um grupo no qual há possíveis interessados no seu serviço e persona é o modelo, um exemplo, do seu verdadeiro cliente. 

Parece simples e às vezes até mesmo sem a devida importância em meio a tantas atividades, mas o maior desafio do seu negócio é conseguir entender as necessidades do Carlos, atendê-las com excelência e garantir que ele seja um propagador da sua marca . 

Criar estratégias para falar com o Carlos e não com todo o público alvo, é uma forma eficaz de gerar bons resultados. 

Por que um arquiteto deve criar uma persona? 

Muitos ainda acreditam que não definir uma persona e ser um arquiteto que simplesmente vende para qualquer pessoa e se comunica com um público amplo é a melhor forma de trabalhar, principalmente no começo do negócio, afinal “eu não posso perder clientes”. Saiba que é um grande engano pensar dessa forma! Quanto mais especializado e quanto mais tornar clara a comunicação com uma persona, mais gera crescimento a marca. Isso não significa que com outras personas,  mas sim, que sua comunicação e que seu foco deve estar em um público, uma pessoa específica. 

Agora entenda as vantagens de definir uma persona para o seu escritório: 

  • Você se especializa para atender com mais qualidade: 

 Um arquiteto que vende para qualquer ramo e qualquer negócio dificilmente consegue ser especialista, ou seja, ter competências para garantir a excelência em um modelo de entrega. 

  • Você pode criar estratégias de marketing e vendas mais assertivas: 

A melhor estratégia de marketing e vendas é aquela que se baseia em uma pessoa. Pense com a gente, falar com alguém é muito preciso e assertivo, uma vez que a sua comunicação se torna clara para que você consiga apresentar as vantagens do seu negócio. Criar uma persona é entender a fundo a necessidade e resolver com qualidade. 

  • O seu conteúdo se torna mais interessante: 

Quando você cria uma persona, você consegue definir conteúdos especialmente para ela e consequentemente o seu conteúdo se torna mais interessante, mais lembrado e mais visitado. A internet está lotada de conteúdos “para todos”, mas quando há um foco, você ganha a confiança mais rapidamente. 

  • Personas são instrumentos de empatia:

Como já falamos neste conteúdo, conhecer a persona é o topo do iciberg, você pode ir a fundo em suas pesquisas gerando uma verdadeira empatia. Dessa forma, se torna mais fácil ser um arquiteto inovador e diferenciado no mercado.

 

Posso ter mais de uma persona? 

Já explicamos o por quê limitar o seu negócio a uma única persona não é uma estratégia ruim, quanto mais segmentado for o seu negócio e mais fundo for em relação às necessidades de uma persona que você consegue atingir e trabalhar, melhor. Portanto, é normal que um negócio tenha mais de uma persona, mas não exagere! Principalmente no começo do seu negócio, ter muitas personas pode te fazer perder o foco e ter estratégias frustradas. 

Como criar uma persona? 

Para definir uma persona, você pode começar respondendo algumas perguntas: 

Quem é a pessoa que deseja atingir? (características físicas, econômicas e psicológicas do responsável pela compra)

Quais atividades ele realiza no dia a dia (profissionais e pessoais)?

Quais informações ele costuma buscar na internet? 

Quais são as  maiores necessidades dele que o seu negócio poderá resolver?  

A Rock Content criou o fantástico gerador de personas que pode te ajudar a responder e estruturar tudo o que foi falado e definir a sua: https://geradordepersonas.com.br/

Dica: Responda cada uma das questões com cuidado e prestando muita atenção, são as respostas que definirão como você deve se movimentar em relação ao seu negócio. 

Depois de gerar sua persona você pode definir características para desenhar o seu personagem como: idade, profissão, cargo, desafios, necessidades, influenciadores, hábitos de compra, tecnologias usadas, maiore buscadores de informações e momentos da jornada de compra.

Parece um exercício sem tanta importância mas você precisa de fato representar a persona e inclusive dar nome a ela. Cada detalhe será importante para entender quem é e como atingir essa pessoa. 

Quando você definir sua persona, você pode buscar formas de conversar com alguém que se pareça com ela, que tenha as mesmas características e necessidades. Essa pesquisa de campo te ajudará a ter ainda mais empatia e criatividade. 

Mais do que nunca as pessoas querem produtos/serviços que estejam ligados a experiência e compreendendo exatamente quem é essa pessoa, suas necessidades e desejos, você terá mais chances de atingir e superar expectativas.