Blog de Arquitetura | Guia completo 

Muitos arquitetos questionam a real importância de um blog, afinal, como criar conteúdos pode colaborar com o meu crescimento profissional? Como pode colaborar com o crescimento do meu escritório? Se você está lendo este conteúdo já um grande passo! A maioria não se interessa nem mesmo por entender o porquê de muitos investirem nessa frente. 

Bom, é importante que você entenda inicialmente, como o marketing de conteúdo faz parte das nossas vidas. O fato de ler este texto, mostra que você consome conteúdos online e de certa forma está presente na estratégia de marketing de conteúdo do ArchaHolic! Estamos gratos e esperamos que aprenda muito por aqui!  (: 

Afinal, o que é um Blog? 

O blog é uma página na internet com diversos conteúdos concentrados. Diferente do que muitos pensam, um blog pode ser em forma de textos ou vídeos. 

Quando você tem conhecimento sobre um determinado assunto, pode criar um blog para compartilhar conteúdos, auxiliando o processo que promove sua marca online e te torna referência na área. 

Pense bem, quando você busca sobre algo no Google e encontra uma resposta, significa que alguém produziu um conteúdo e tornou visível no buscador. Muitas empresas criam estratégias de marketing de conteúdo respondendo dúvidas de Personas de forma inteligente, assim, conquistam autoridade, confiança e  consequentemente mais clientes. 

Por que um arquiteto precisa de um blog? 

 

Em 2016, apenas 61% das empresas no Brasil entendiam a importância de um blog e doavam tempo pensando nessa estratégia de acordo com uma pesquisa feita pela Content Trends de 2016. Hoje, muitas delas são empresas de sucesso e já garantiram um espaço no mundo online. 

Você já viu MENUS em sites com aquela aba “blog”? Uma empresa que possui uma estratégia de conteúdo aumenta até 3,7 vezes mais o número de visitas. 

 

Separamos algumas vantagens de investir em um blog para complementar os dados da pesquisa citada: 
  1. Melhor desempenho online

Quando você compartilha o seu conhecimento no intuito de ajudar o seu público alvo, você começa a melhorar a sua performance na internet, sendo um referencial para os resultados de busca. Claro que não é mágica! Produzir conteúdos é um estratégia de longo prazo. Com o tempo o Google vai entendendo, com base também na estratégia de SEO (falaremos sobre isso em breve), que você  é confiável para ajudar as pessoas a encontrarem respostas.

Contudo, você recebe mais visitas em seu site, mais pessoas conhecem a sua marca e você começa a ser reconhecido por algo de valor: fornecer conteúdos relevantes ao público. 

 

  1. Projeto de baixo custo inicial 

Começar um blog é de fato uma das estratégias mais acessíveis inicialmente, afinal, o seu maior investimento é em tempo de dedicação. 

Para ter uma estrutura, você pode contratar uma plataforma acessível e intuitiva, como por exemplo: Wix ou WordPress. Ambas tem a versão totalmente gratuita, mas nós não indicamos quando se trata de criar uma estratégia de conteúdo. 

Quando você mesmo produz seu conteúdo, não há gastos com profissionais e para divulgar, você pode utilizar as redes sociais ou Newsletters, caso tenha uma base de emails. 

 

  1. Gera maior tráfego e mais clientes 

 Não são todos os casos que geram mais clientes e como já escrevemos por aqui, é uma estratégia que leva tempo. Uma vez que você se dedica na produção de conteúdos e faz todo o dever de casa em relação a estudo de Persona e divulgação, há uma aumento significativo no tráfego e consequentemente mais clientes. 

O Blog têm o poder de gerar mais do que clientes, ele pode ser usado habilidosa, agregando seguidores a sua marca. Arquitetos, precisamos dizer que essa é a melhor parte! Ter um público alvo que segue você como alguém que pode ajudá-lo de forma gratuita a resolver algumas questões é genial! Criar uma relação de gratidão é extremamente importante e sua autoridade facilita o processo de vendas. 

 

  1. Ser uma Marca que se relaciona 

Conectando essa parte da gratidão do tópico anterior, podemos falar um pouco sobre o relacionamento arquiteto x público alvo. Você pode sim ser um arquiteto que vende projetos mesmo sem um blog, mas nesse tópico queremos mostrar que ter uma marca significa mais do que simplesmente vender muito. Por exemplo: NETFLIX, vocês possivelmente conhecem/assinam ou estão conectados na conta de alguém, certo? (algumas pessoas não sabem nem mesmo o valor da plataforma (risos), ,mas isso não vêm ao caso). A Netflix é um exemplo claro, mesmo não tendo relação com a arquitetura, de empresa que vende muito mas é reconhecida pelo seu relacionamento com uma gama gigantesca de pessoas. E estamos falando de relacionamento mesmo! É aquela marca que as pessoas querem seguir no Instagram, no Twitter, e não apenas por ser a plataforma mais conhecida de filmes, as pessoas querem saber sobre lançamentos, as pessoas querem acompanhar novidades e mudanças, as pessoas conversam com a Netflix. Usamos um exemplo de uma grande empresa mas querendo mostrar a você que é possível construir um relacionamento saudável, de confiança e gratidão com seu público. Você já ouviu alguém dizendo que a Netflix não é uma empresa confiável e que você não deve fechar um plano? 

Sabemos que vender um projeto de arquitetura não é vender um plano da Netflix, mas os princípios são os mesmos, uma vez que a pessoa precisa conhecer (alguém contratou e gostou), confiar (pessoas falam bem sobre a marca) e ter um sentimento de: “estou sendo ajudado” (um arquiteto ajuda pessoas a projetar, planejar e concretizar um sonho). 

Uma estratégia de conteúdo não é funcional apenas quando se têm um grande escritório de arquitetura, pelo contrário, criar um blog, uma estratégia de conteúdo, te ajuda a construir sua autoridade. 

 

Leia agora o passo a passo para criar um blog de arquitetura: 

  1. Estudo e direcione conteúdos para sua Persona

A persona é base para qualquer estratégia sólida. Você precisa realizar um estudo de persona e descobrir dentro do seu público alvo, quem é o seu cliente ideal. Sabendo isso, você precisa direcionar os conteúdos do seu blog para essa pessoa. Por exemplo: quando você é especialista em arquitetura de apartamentos e sua persona é o público jovem, ou seja, você ajuda o público jovem a projetar apartamentos mais simples, menores… Nesse caso o seu conteúdo para essa persona poderia ser: “como economizar no projeto do meu primeiro apartamento”, ou, “projeto de apartamentos pequenos: como começar”, ou, “como escolher o arquiteto ideal para o projeto do primeiro apartamento”. Você percebe como os conteúdos são direcionados para dúvidas comuns dessa persona? 

Sua tarefa então é estudar sobre a persona que deseja atingir, o cliente que deseja atingir, e produzir conteúdos que ajudem-o, conteúdos que o levem até você. 

Essa dica pode parecer que no Blog, você pode escrever sobre você, mas os conteúdos não devem ser sobre você, e sim, conteúdos que ajudem a sua persona, mesmo que ela entenda o seu recado em algum conteúdo e não feche com você exatamente, o blog terá cumprido o papel de informar, de gerar conteúdos úteis. 

 

  1. Defina temas com antecedência e palavras chaves 

Não escreva apenas o que você “acha” legal ou o que “acha” que sua persona gostaria de ler. Por isso é importante estudar sobre a persona. Defina os temas que serão escritos com base em outros blogs, com base em dúvidas reais de clientes … Faça pesquisas para entender a relevância do conteúdo. 

Depois disso, é importante que você faça um estudo de palavras chaves, ou seja, quais são as palavras, dúvidas, mais buscadas no Google. Para isso você pode utilizar um planejador de palavras chaves. 

Normalmente quando pesquisamos algo na internet, não usamos apenas uma palavra e sim um termo completo, uma frase. Por exemplo, usando a mesmo ideia do tópico anterior, um jovem que está buscando informações provavelmente utilizará termos de busca como: “decoração de apartamento pequeno”… Ou seja, ao invès de utilizar apenas “decoração” como palavra chave, você pode utilizar o termo completo, algo específico e mais fácil de rankear. Resumindo, um cliente tem uma dúvida específica, e o seu conteúdo terá a resposta exata de busca desse cliente. 

Quanto mais específicos forem os seus temas, mais chances de rankear e atingir a sua persona. 

 

  1. Aprenda regras básicas de SEO (otimização para mecanismos de busca)

Escrever um conteúdo é mais do que apenas entender sobre um assunto e estar inspirado. Um conteúdo publicado sem regras básicas de otimização, não valem nada para os mecanismos de busca (Google). 

Você já percebeu que dificilmente passa da primeira/segunda página do Google? Pois é. Nós somos seres imediatos e queremos respostas imediatas. Ou seja, um conteúdo que não está rankeado (ocupando as primeiras páginas), dificilmente é encontrado. As pessoas poderiam até ler pela sua própria divulgação, mas quando ele não aparece nos primeiros resultados de buscas se torna ainda mais difícil gerar tráfego para o site e conseguir novos clientes. 

 

  1. Divulgue os conteúdos 

Conteúdos inteligentes, bem otimizados, com regras básicas de SEO, já é um ótimo começo! Agora você precisa divulgar o seu conteúdo nas redes sociais, enviando para sua base de clientes… A quantidade de visitas naquele conteúdo e  compartilhamentos é extremamente importante para que o Google entenda ainda mais rápido que aquele é um conteúdo de valor. 

Um bom texto é aquele que as pessoas leem. 

O Marketing de conteúdo é uma isca para atrair o seu potencial cliente e se relacionar com ele. É importante que você utilize sites conhecidos como base, insira os links no conteúdo, e de certa forma mostre que você estudou e pesquisou para produzir. O conjunto dessas ações ajuda você, arquiteto, a garantir um processo de venda mais eficaz. 

Você sabe quando uma estratégia de conteúdo foi bem feita quando o cliente associa a solução que você deu a sua marca. Seguindo todas as dicas e com o tempo, isso vai acontecer! 

A referência em sua área de atuação pode começar por um blog! 

Se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing para arquitetos, você pode ler: marketing na arquitetura

Se deseja entender mais sobre sites e como criar uma estrutura para o seu blog, você pode ler: site para arquitetos