Arquiteto especializado: conheça as vantagens e como começar
Em um mercado tão competitivo, ser especializado nunca foi tão importante e nós vamos te contar o porquê junto as enormes vantagens de se aprofundar em uma área específica.
Engana-se quem pensa que um arquiteto perde oportunidades por ser especializado em uma determinada área. Pelo contrário, você garante ainda mais oportunidades.
Ser um profissional generalista não significa que você não tem bagagem e que não possa conseguir bons negócios, mas, arquitetos especializados em uma determinada área têm mais chances de mostrar diferenciais e, em sua maioria, melhores condições financeiras.
Algumas características marcantes de um arquiteto especialista em uma determinada área, faz dele um profissional diferenciado. Quando você se dedica em uma determinada área, automaticamente começa a buscar inovações para solucionar problemas que se tornaram mais fáceis de visualizar, além das inovações em comportamentos para com os clientes.
COMO ME TORNAR UM ARQUITETO ESPECIALIZADO?
Focar em aprofundar os conhecimentos a respeito da sua área de interesse é um dos fatores primordiais para se tornar especializado. O objetivo é se tornar referência em um determinado assunto, por exemplo: um arquiteto especialista em gerenciamento de obra, entende muito mais sobre o assunto “obra” do que um arquiteto generalista. Inclusive é normal arquitetos buscarem parceiros especializados em uma determinada frente para fortalecer os negócios. Começou a perceber como um arquiteto especializado acaba sendo mais buscado no mercado?
Para atingir esse objetivo é necessário que haja muita dedicação!
Não são todos os modelos de negócios que exigem cursos de especialização,em muitos casos, você consegue aprender muito sobre algo de forma gratuita e online, mas, caso conheça algum curso e receba bons feedbacks a respeito, é sempre bom investir em conhecimento focado no crescimento.
Assim como qualquer profissional, um arquiteto especializado precisa de atualizações e estudos constantes. Você precisa ter a visão macro e a visão micro de aspectos da sua área de atuação.
Vender projetos e fazer novos negócios é o foco principal de qualquer arquiteto, portanto, independente da sua área de atuação, o ArchaHolic oferece conhecimentos gratuitos sobre: marketing na arquitetura, como vender projetos e sobre gestão no empreendedorismo. Você ainda pode aprender muito com o nosso conteúdo pago: 15 técnicas eficientes para vender projetos de arquitetura, no Ebook, é ensinado passo a passo cada um dos tópicos para que você seja um arquiteto que sabe vender. Todos os estudos vão te ajudar muito a obter resultados, mesmo antes, ou enquanto, se torna especializado em uma frente específica.
Quais são as vantagens de não ser mais um arquiteto generalista?
- Maior evidência no mercado
Um arquiteto que decide se especializar ganha muito mais relevância no mercado por atender uma dor específica. Nos dias atuais, atender um público, uma persona, e uma necessidade real, já é um grande diferencial. As pessoas buscam cada vez mais soluções claras e objetivas a respeito de dores bem específicas e o profissional especializado consegue transmitir essa mensagem com mais facilidade tendo como consequência, mais evidência no mercado.
- Experiências profundas
Quando se é um arquiteto generalista, você acaba olhando para diversas frentes de trabalho, de oportunidades, por isso, fecha contratos com diferentes modelos de projetos, fazendo o papel de gestor para todos os casos. Agora pense no dia a dia de um arquiteto especialista em uma determinada área, é fato que ele agrega experiências muito mais profundas a respeito de um modelo de projeto, se tornando referência.
- Referência para clientes e parceiros
A nossa confiança em um determinado profissional aumenta, mesmo que indiretamente, quando encontramos um especialista. Você sabe por quê? Automaticamente entendemos que o profissional têm experiências mais profundas e vai executar um trabalho de excelência. Claro que não é uma regra, um profissional generalista também pode executar um trabalho excepcional ou até melhor, mas a referência torna um especialista mais evidente e confiável.
Um arquiteto especializado também, além da referência para com os clientes, é normalmente aquele que consegue boas parcerias com arquitetos generalistas ou empresas relacionadas, tendo resultados ainda mais promissores na empresa.
- Mais oportunidades de vendas
Muitos pontos escritos neste artigo foram também motivos pelos quais clientes enxergam um profissional especialista especial e isso gera mais oportunidades de vendas. Como já citamos, as pessoas buscam resolver uma dor específica e quem consegue levar isso para o marketing da empresa automaticamente conquistas mais oportunidades de vendas, interessados, em fechar negócio com você.
- Melhores remunerações
Quanto mais você se torna referência no mercado, mais caro pode cobrar! É isso mesmo! Você tem a possibilidade de ter mais oportunidades de vendas, poderá com o tempo cobrar mais caro e sim, as pessoas vão fechar negócio! Isso porque elas enxergam valor no seu trabalho. Todo o seu estudo e esforço agrega a possibilidade de crescimento.
É importante deixar claro que não é mágica! Você sabe disso. É muito estudo, muito esforço, você precisa identificar uma área que ama e deseja dominar e além de tudo, precisa ter uma boa estratégia de marketing e vendas para divulgar o seu trabalho e os benefícios em contratar você.
COMO USAR A ESPECIALIZAÇÃO PARA FAZER MARKETING E VENDER MAIS?
Primeiramente você precisa deixar bem claro em seus canais de comunicação, site, redes sociais, Newsletters, Emails: O QUE VOCÊ FAZ, PARA QUEM VOCÊ FAZ e QUAL PROBLEMA VOCÊ RESOLVE E POR QUE DEVEM CONTRATAR VOCÊ PARA RESOLVER.
Essas são as primeiras perguntas básicas e precisam estar extremamente claras em sua mente e na mente das suas personas.
Depois disso, você deve deixar bem claro os seus diferenciais e mostrar o quanto a pessoa ganha em contratar um profissional com as suas características. A comunicação deve ser objetiva e impactante. Lembre-se: as pessoas querem ver o quanto antes se você é quem ela busca ou não. Ninguém tem tempo de ficar passeando no seu site/redes sociais para entender se você é a pessoa ideal ou não, por isso, o tempo todo você deve responder às perguntas principais e mostrar o seu trabalho junto a chamadas para a solução do problema.
Faça vídeos, se mostre mais, as pessoas gostam de saber se você é um profissional que tem empatia.
Seja um profissional de autoridade. O seu título de especialização é um grande passo, agora você pode mostrar autoridade, valor e confiança por meio de um bom design, vídeos, imagens de referências e/ou portfólios, vídeos, bons posts, stories interativos, produção de conteúdos, e newsletters.