Instagram para arquitetos: como crescer na rede social

O Instagram se tornou uma importante ferramenta para os arquitetos, não somente como método de divulgação do trabalho e alcance de clientes, mas como uma forma de criar um relacionamento com este público. E é claro que um bom relacionamento é essencial para consolidar o nome da sua empresa.

Com diferentes recursos para perfis profissionais, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e apresenta uma ótima oportunidade de crescimento para profissionais da arquitetura e design, considerando que a ferramenta utiliza as imagens como foco principal. Isso possibilita que você, arquiteto ou design de interiores, mostre seu trabalho de forma organizada e que transmita a sua personalidade.

Mas engana-se quem pensa que é só abrir uma conta e começar postagens aleatórias. Você precisa de planejamento! Desenvolver estratégias criativas e utilizar imagens de qualidade fazem toda a diferença! Lembre-se que mostrar organização e consistência na criação do seu conteúdo aumenta sua credibilidade e transmite confiança para seus potenciais clientes. 

Então como criar uma boa estratégia? Como garantir um bom engajamento? Como aproximar-se do público? Neste artigo queremos te ajudar a começar o seu instagram de arquitetura. Continue lendo!

COMO CRIAR UM BOM PERFIL PROFISSIONAL NO INSTAGRAM?

É sempre muito importante usar a criatividade para construir o seu perfil, mas existem alguns conceitos que você precisa analisar antes de começar. Veja:

  • Escolha do nome: É importante escolher um nome que seja fácil de ser lembrado e que não seja muito longo. Lembre-se que ele precisa estar de acordo com o nome do seu site e de outras redes sociais onde a empresa estiver presente. É ideal que o nome também faça referência ao segmento de trabalho. Por exemplo: caso o foco seja projetos de arquitetura, você pode utilizar @nome.arq e caso seja decoração de interiores, pode ser @nome.decor ou @nome.interiores. Isso facilita que o seu perfil seja facilmente lembrado e encontrado pelo seu público.
  • Crie seu estilo: manter uma consistência no estilo das postagens é muito importante para ter um feed agradável e organizado. Lembre-se que suas postagens precisam ser interessantes para quem está rolando o feed inicial, mas também para quem acessa o seu perfil. 
  • Coloque um toque pessoal: As pessoas tendem a criar maior confiança na empresa quando conhecem quem está por trás de todo o trabalho. Por isso é interessante aparecer de vez em quando, utilizando os stories por exemplo. No começo pode ser um pouco intimidante caso não se sinta confortável com isso, então pode começar fazendo alguns vídeos em obras, visitas a fornecedores, entre outros, como uma forma de conversar e estabelecer uma relação com o seu público.
  • Defina uma boa foto de perfil e biografia: a foto de perfil é pequena e arredondada, por isso você precisa escolher uma imagem nítida e que mostre bem o perfil da sua empresa. Pode ser a sua logo, ou sua foto profissional. Pensar no estilo que deseja seguir pode te ajudar a decidir. A Bio precisa ser curta e bem explicativa. O ideal é colocar o nome completo do escritório ou profissional, o que faz e quais suas informações de contato, incluindo o site.
  • Utilize grids ou sequências de fotos: utilizar uma sequência com 3 fotos de um mesmo projeto pode agregar muito valor para o seu feed. Os grids também são interessantes, mas não recomendamos que sejam muito grandes, o ideal é manter grids de 3 imagens, compondo uma linha de postagens no seu perfil.
  • Produza legendas relevantes: uma boa legenda possui um conteúdo informativo e interessante, que chame a atenção. Falar sobre as suas decisões e soluções de projeto também é uma ótima ideia. Só tome cuidado com o excesso de hashtags, o ideal é utilizar entre três a cinco tags bem escolhidas.
  • Utilize imagens de qualidade: Investir em boas renderizações de projeto é essencial para este item! Para as fotos das obras concluídas, é importante que as imagens tenham boa qualidade, por isso recomendamos que você explore diferentes ângulos de fotos, estude composições, utilize a simetria, e tenha cuidado com os filtros ao postar.
  • Siga conteúdos que estejam de acordo com o seu: as contas que você segue te ajudam a mostrar a seriedade da sua empresa. Siga escritórios renomados e portais informativos de arquitetura, isso vai te ajudar a ganhar ainda mais credibilidade.

 

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA O INSTAGRAM?

A estratégia de marketing precisa partir sempre de uma questão principal: “Qual o objetivo do meu perfil no Instagram?” Você pode definir que deseja captar clientes, utilizar a ferramenta como portfólio, ou consolidar a sua marca. Qualquer um destes itens podem ser conquistados no Instagram, mas exigem planejamentos específicos para cada tipo de objetivo. 

O primeiro passo é criar um perfil profissional, que fornece ferramentas especiais para oferecer e informar sobre o seu serviço. Depois elabore um planejamento de conteúdos. Nesta parte nós recomendamos que você consulte um profissional de marketing, garantindo que você conquiste resultados efetivos em um curto período de tempo. A produção de conteúdos de qualidade e a interação com o público são garantia de sucesso. 

COMO AUMENTAR AS VENDAS PELO INSTAGRAM

Você já criou o seu perfil profissional e está seguindo todas as dicas anteriores, mas e agora? Como vender através do instagram? Nós temos algumas opções que podem te ajudar:

  • Divulgue seu site: o site da sua empresa é uma ótima ferramenta para aumentar a credibilidade da empresa. É interessante incluir o link do seu site ou blog na Bio do Instagram, lembrando de sempre produzir conteúdo de qualidade nas suas páginas.
  • Utilize CTA: O famoso Call To Action (CTA) pode ser utilizado também no instagram! Você pode convidar as pessoas a visitarem seu site através das legendas das postagens ou link nos stories. Isso fará toda diferença na geração de leads para o seu site. 
  • Faça parcerias: as parcerias com outros profissionais ou fornecedores é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho e conquistar novos seguidores. 
  • Não “compre” seguidores: uma grande quantidade de seguidores não significa nada se eles não forem qualificados e não consumirem seu conteúdo. Vale muito mais a pena ter poucos seguidores que interagem e acompanham o seu conteúdo. Isso porque a relevância das suas publicações é muito importante para o Instagram distribuir o seu conteúdo.

 

VEJA ALGUMAS INSPIRAÇÕES:

@bernardesarq

@fernandamarquesarquiteta

@fernandogguerra

@marilia.arq

@sala745

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