Como precificar um projeto de arquitetura
Cobrar por um projeto de arquitetura é sempre uma grande dúvida no início da carreira de muitos profissionais. Como precificar um projeto? Como calcular o lucro? Estas questões precisam ser resolvidas levando em consideração diferentes fatores, com o objetivo de chegar em um valor justo e que traga uma margem de lucro razoável.
Durante a formação em Arquitetura e Urbanismo, há poucos ensinamentos sobre a prática do profissional no que se refere ao controle financeiro e administração. Por isso é muito comum que os profissionais se sintam perdidos quando começam a trabalhar e precisam precificar os projetos.
Neste conteúdo nós trouxemos algumas dicas valiosas para te ajudar a precificar os seus projetos:
- AVALIE OS SEUS CUSTOS
Conheça todos os gastos do escritório necessários para a execução do serviço. Estes custos estão divididos entre:
- Custos indiretos: são os recursos básicos, como o aluguel do espaço, manutenção, água, luz, telefone, internet, entre outros.
- Custos diretos: são os recursos diretamente ligados ao desenvolvimento do projeto, como o software utilizado, os funcionários, materiais e transporte, por exemplo.
2. DEFINA UM MODELO DE PRECIFICAÇÃO
Existem diferentes formas de cobrar pelo projeto. A maioria dos profissionais no Brasil optam pela precificação por metragem quadrada, mas há quem diga que este método não é o mais vantajoso. Os principais modelos de custos são:
- Metragem quadrada: Este método se baseia na área total construída e depende do tipo e local da obra. Costuma ser mais utilizado porque tem a facilidade de fornecer uma estimativa de valores logo no início do projeto.
- Hora trabalhada: Define-se uma quantidade de horas que serão dedicadas ao projeto e qual o valor de cada hora. Este método exige uma maior experiência no mercado.
- Percentual: Neste caso determina-se um percentual sobre o custo estimado da obra, e por isso trata-se de um valor que varia de acordo com o tipo e complexidade da obra.DEFINA UM ESCOPO DE TRABALHO
É preciso saber tudo o que será necessário no projeto, alinhando as expectativas do cliente e definindo quais serão os entregáveis do serviço. Lembre-se que precificar um projeto por metro quadrado sem conhecer a sua complexidade pode não somente acabar com a margem de lucro, como também causar prejuízos. Por isso sempre defina todas as etapas do projeto antes de fechar o custo final.
3. CONHEÇA OS VALORES DO MERCADO
A sua região de atuação influencia diretamente nos valores das obras. Por isso vale a pena pesquisar os valores para a sua região, analisando obras com situações econômicas e sociais semelhantes às suas.
4. CONSIDERE O VALOR DA SUA MARCA
Inclua o seu valor na margem de lucro. Todos os seus anos de estudo e investimentos educativos precisam ser considerados, assim como os anos de experiência e obras executadas, lembrando sempre de levar em conta os valores do mercado, é claro.
Um bom controle financeiro é essencial para que o negócio seja bem sucedido, e entender como precificar os seus projetos de arquitetura é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso.
Quer receber mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre empreender na arquitetura!